A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) promove o I módulo do Programa Jovem Saber nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Balneário Piçarras.
Durante a reunião itinerante da Comissão Estadual de Jovens, haverá um estudo da cartilha do I módulo Jovem Saber para capacitar e orientar os jovens do meio rural a criarem novos grupos de estudos em suas regiões.
Além do estudo, os participantes farão uma visita a campo para conhecer quatro propriedades rurais modelos que têm histórias de sucesso e empreendedorismo.
O coordenador Estadual de Jovens, Adriano Gelsleuchter, explica que o objetivo do encontro é fortalecer a integração da Comissão de Jovens, promover discussão e qualificar o debate da juventude dentro do Movimento Sindical. “O Programa Jovem Saber foi remodelado e a criação de novos grupos de estudos do Jovem Saber está sendo priorizada”, ressalta o coordenador de Jovens da Fetaesc.
O Programa Jovem Saber conta com oito módulos e pode ser organizado com 6 a 12 jovens com idade entre 16 e 32 anos, preferencialmente, respeitando a paridade de gênero.
A Comissão Estadual de Jovens é composta por 17 membros, que são indicados pelas microrregiões, e tem a missão de planejar ações que contribuam com a qualidade de vida da juventude rural; discussões sobre a atual conjuntura política do país e recursos para que os jovens permaneçam no campo e deem continuidade às produções agrícolas da família agricultora, promovendo a sucessão rural e diminuindo o êxodo rural.
Matéria: Viviana Ramos/Fetaesc