NOTÍCIAS
Geral
Sindicato de Joaçaba sedia 11º encontro das Rodadas Microrregionais
O encontro da Microrregião Baixo Vale do Rio do Peixe ocorre nesta quinta (11) e sexta (12)

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Joaçaba e Luzerna sedia o 11º encontro das Rodadas Microrregionais, promovidas pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), nesta quinta-feira (11) e sexta-feira (12), na Microrregião Baixo Vale do Rio do Peixe, que é composta por 13 sindicatos: Capinzal e Zortéa; Catanduvas; Herval d'Oeste; Erval Velho; Ibicaré; Ipira; Jaborá; Joaçaba e Luzerna; Lacerdópolis; Ouro; Peritiba; Piratuba e Vargem Bonita.

25 dirigentes sindicais e diretores da Microrregião estão participando de diversas atividades, dinâmicas motivacionais, trabalhos em grupo e discussões sobre o futuro do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e da Agricultura Familiar de Santa Catarina.

Com o tema “O futuro do Movimento Sindical está em nossas mãos. Desafios e estratégias de atuação junto às bases”, as Rodadas Microrregionais têm o objetivo de avaliar e construir, junto com a base, ações que fortaleçam o Movimento Sindical, articulando as lutas contra as propostas que enfraquecem a categoria e reduzem os direitos já conquistados para a Agricultura Familiar do Estado.

O coordenador da Microrregião Baixo Vale do Rio do Peixe e presidente do Sindicato de Jaborá, Genuir Afonso Battistoni, afirma que os dirigentes sindicais estão frustrados diante das circunstâncias que retiram os serviços prestados pelo sindicato, desvalorizando um trabalho de décadas que garantiu muitos benefícios aos agricultores como o Pronaf, habitação, aposentadoria. “Temos que dialogar bastante para acharmos uma saída e não deixarmos a nossa categoria desamparada. As entidades sindicais e os benefícios aos associados precisam continuar por isso precisamos fortalecer e buscar estratégias para manter as portas dos sindicatos abertas, honrando o nosso compromisso de representar as famílias agriculturas”, complementa Battistoni.

Preocupada com o futuro das 164 mil famílias agricultoras de Santa Catarina, responsáveis por 70% dos alimentos que chegam à mesa da população todos os dias, a Fetaesc percorrerá as 17 microrregiões do Estado para ouvir os dirigentes sindicais e construir novas ações e estratégias que fortaleçam o Movimento Sindical.

O presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, avalia positivamente os 10 primeiros encontros pela participação e envolvimento dos dirigentes sindicais nas Rodadas Microrregionais. “Assim que encerrarmos o roteiro, quatro representantes de cada Microrregião vão se reunir na sede da Fetaesc para tirarmos juntos encaminhamentos importantes para o Movimento Sindical e construirmos propostas baseadas nas demandas e particularidades de cada região do nosso Estado, nos posicionando em relação às políticas públicas e direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais conquistados ao logo dos últimos 50 anos”, ressalta Dresch.

Matéria: Viviana Ramos/Fetaesc

 

Publicado em: 11/04/2019 Por:
Tags:
Compartilhe
Texto