NOTÍCIAS
Geral
23º Encontro Microrregional reúne 900 mulheres agricultoras em Meleiro
O evento ocorreu no último sábado (6), no Sul de Santa Catarina

O 23º Encontro Microrregional reuniu, no último sábado (6), 900 mulheres trabalhadoras rurais no município de Meleiro, na Microrregião Vale do Araranguá, no Sul de Santa Catarina.

Representando a Fetaesc, o vice-presidente Adriano da Cunha participou do evento e salientou a importância da participação das mulheres no Movimento Sindical e na gestão da propriedade rural. “As mulheres são figuras importantes na Agricultura Familiar e no Movimento Sindical, por isso precisamos unir forças para enfrentarmos os desafios e lutarmos contra a proposta da reforma da Previdência Social que altera os direitos previdenciários conquistados por trabalhadoras rurais”, ressaltou Adriano da Cunha.

Promovido pelos Sindicatos da Microrregião Vale do Araranguá, em parceria com a Prefeitura de Meleiro, o evento contou com missa, almoço, apresentações artísticas, musicais e um delicioso café no encerramento.

O presidente da Microrregião Vale do Araranguá, Valdir Barbosa, agradeceu a receptividade da Prefeitura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Meleiro e afirmou que além de festejar, o encontro de mulheres proporcionou um momento de reflexão sobre as políticas públicas que garantem os direitos das mulheres trabalhadoras rurais. “A Previdência Social, por exemplo, é uma das maiores políticas públicas do país que garante renda à mulher agricultora e está sendo ameaçada”, lembrou Valdir Barbosa.

O evento também contou com a presença da coordenadora da Terceira Idade da Fetaesc, Alice Rovaris, dos presidentes e diretores dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Vale do Araranguá, de autoridades municipais e estaduais e famílias agricultoras.

Reforma da Previdência

A Fetaesc e os sindicatos filiados estão se mobilizando e pedindo apoio às câmaras e prefeituras municipais em defesa da Previdência Rural, manifestando-se contra as propostas da reforma da Previdência Social, que afeta diretamente todos os trabalhadores brasileiros.

Uma carta foi encaminhada aos municípios solicitando apoio às Emendas apresentadas à PEC 06/2019 e à Medida Provisória 871/2019. Com a reforma da Previdência, o Governo Federal quer mudar a Previdência Social para Previdência de Capitalização e retirar todos os direitos previdenciários da Constituição Federal passando para Lei Complementar, privatizando a Previdência Social.


Matéria: Viviana Ramos/Fetaesc

Publicado em: 11/04/2019 Por:
Tags:
Compartilhe
Texto