A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) aproveita o Dia Mundial da Saúde, celebrado neste domingo (7), para alertar as famílias trabalhadoras rurais e toda a população catarinense sobre a importância de conscientizar a sociedade no combater ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, e sobre a prevenção da febre amarela.
De acordo com o boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), divulgado na última quinta-feira (28), o número de casos confirmados de dengue aumentou novamente e somam 85, somente este ano. 59 casos foram contraídos dentro do próprio Estado. Há apenas um caso de febre Chikungunya e, até a data atual, nenhum caso de vírus Zika.
A febre amarela também tem preocupado os órgãos de saúde de Santa Catarina e a única forma de prevenir é com a vacina. Santa Catarina não registrava casos de febre amarela em seres humanos desde 1966, porém, no último dia 12, uma morte por febre amarela foi confirmada em Joinville. O homem, de 36 anos, não havia tomado a vacina e foi infectado em uma área rural do município.
A Fetaesc alerta os trabalhadores e trabalhadoras rurais para procurarem as Unidades Básicas de Saúde do seus municípios para tomarem a vacina contra a febre amarela, que é a única forma de prevenir a doença.
A coordenadora de Políticas Sociais da Fetaesc, Agnes Schipanski Weiwanko, ressalta a importância de pequenas ações diárias que ajudam a combater a dengue. “Pequenas atitudes da população podem gerar grandes resultados, minimizando o número de casos de dengue. A prevenção é a única forma de combater a doença, por isso precisamos fazer a nossa parte, cuidar dos acúmulos de água nos quintais, hortas, vasos de planta, contribuindo com a fiscalização de possíveis focos e prevenindo a doença”, explica Agnes.
Confira algumas dicas para combater o mosquito Aedes Aegypti:
- Mantenha a caixa d'água sempre fechada e com a tampa adequada;
- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
- Não deixe a água acumulada sobre a laje;
- Lave semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água;
- Mantenha bem tampados os tonéis e barris de água;
- Encha de areia as bordas dos pratinhos das plantas;
- Se tiver vaso com plantas aquáticas, troque a água e lave, principalmente dentro, com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana;
- Guarde as garrafas sempre de boca para baixo;
- Entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local protegido da chuva;
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
- Não jogue lixo em terrenos baldios;
- Verifique, uma vez por semana, atrás da geladeira o recipiente coletor de água.
Matéria: Viviana Ramos/Fetaesc