NOTÍCIAS
Geral
Fetaesc sedia Seminário Regional para atualização do Projeto Alternativo
O encontro da Região Sul busca refletir e debater a atualização do PADRSS

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) sedia o Seminário Regional para atualização do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) nesta terça-feira (19), quarta-feira (20) e quinta-feira (21), na sede da Fetaesc, em São José.

O encontro da Região Sul conta com a presença do presidente da Contag, Aristides Santos; do vice-presidente Alberto Broch; assessores da Confederação e delegação dos três Estados do Sul: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, que farão uma reflexão e um grande debate sobre o que é preciso para enraizar o PADRSS na base e fortalecer a implementação.  

Durante a abertura do evento, o presidente da Contag, Aristides Santos, ressaltou que a Agricultura Familiar da Região Sul é referência para todo o país. “Estamos vivendo uma crise fortíssima de democracia, mas a realidade do Sul é diferente de todas as regiões brasileiras. Vocês têm mais condições e, por isso, existe mais responsabilidade”, afirmou.

Aristides lembrou ainda das revoluções e de momentos importantes que exigiram muita organização. “Se formos analisar a história da humanidade foram muitas organizações para alcançar objetivos, garantir direitos, valorização e respeito”, complementou o presidente da Contag.

O Seminário Regional para atualização do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) reúne assessores da Contag e lideranças sindicais da Fetaesc, Fetag-RS e Fetaep para discutir o cenário atual,  principalmente em relação à proposta da reforma da Previdência Social, que impacta diretamente na vida dos trabalhadores e trabalhadoras rurais; e buscar estratégias e ações que possam contribuir com a luta do Movimento Sindical e com a garantia de direitos das famílias agricultoras brasileiras.

Para o secretário de Políticas Agrícolas da Contag, Antoninho Rovaris, a expectativa é que haja uma grande reflexão sobre a vida dos agricultores, além da vida Movimento Sindical e do Sistema Contag. “É uma grande oportunidade para fazermos um importante debate com ideias novas para resolvermos os problemas antigos”, destacou Antoninho Rovaris.

Entre as discussões está a proposta de Reforma da Previdência, que altera as regras da Previdência dos trabalhadores rurais e inviabiliza o acesso à proteção previdenciária na área rural, de acordo com a PEC 06/2019 e a Medida Provisória 871/2019.

O presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância da contribuição de cada dirigente durante os três dias de debate. “Que possamos discutir, produzir e extrair bons encaminhamentos de trabalho em conjunto da Regional Sul”, salientou Dresch.

Também estão participando do evento o presidente da Fetaep, Ademir Mueller; o vice-presidente da Fetag-RS, Nestor Bonfanti; a coordenadora de Mulheres da Fetaesc, Agnes Schipanski Weiwanko; assessora da Fetag-RS Diana Hahn; diretores e assessores das três Federações que compõem a Regional Sul.  

A programação do Seminário segue com palestras sobre os rumos do desenvolvimento rural brasileiro e da Região Sul para que os participantes reflitam sobre elementos centrais do desenvolvimento rural na atualidade, a relação com o Sul e suas particularidades.

Durante as discussões estão sendo identificados os desafios para a atualização do PADRSS, a organização sindical na articulação entre desenvolvimento rural e os sujeitos do campo, da floresta e das águas. Os debates trazem à tona o que o momento atual está exigindo do Sistema Confederativo CONTAG e os elementos centrais para atualizar e estruturar o PADRSS com compromissos, enraizamento e implementação.

Os participantes realizam trabalhos em grupo durante o evento para pactuar compromissos comuns e fortalecer a identidade e pertencimento ao Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).

Por fim, o Seminário construirá um plano de ação a partir dos elementos centrais e estruturantes a serem atualizados no PADRSS, estabelecendo ações de implementação e comunicação.

Além do PADRSS, o evento aborda e discute outros assuntos como questões agrárias e de meio ambiente; Agricultura Familiar e meio ambiente; organização sindical; oficinas de base; Marcha das Margaridas e década da Agricultura Familiar.


Matéria: Viviana Ramos/Fetaesc

Publicado em: 20/03/2019 Por:
Tags:
Compartilhe
Texto