NOTÍCIAS
Geral
Rodadas Microrregionais ocorrem no Vale do Araranguá, no Sul de SC
Cerca de 30 dirigentes sindicais, diretores e representantes estão participando do evento

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araranguá sedia o sexto encontro das Rodadas Microrregionais, promovidas pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20), na Microrregião Vale do Araranguá, que é composta por 11 sindicatos e 15 municípios: Araranguá (Balneário Arroio do Silva); Jacinto Machado; Maracajá; Meleiro; Morro Grande; Praia Grande; Santa Rosa do Sul; São João do Sul (Passo de Torres); Sombrio (Balneário Gaivota);       Timbé do Sul e Turvo (Ermo).

Com o tema “O futuro do Movimento Sindical está em nossas mãos. Desafios e estratégias de atuação junto às bases”, as Rodadas Microrregionais têm o objetivo de avaliar e construir, junto com a base, ações que fortaleçam o Movimento Sindical, articulando as lutas contra as propostas que enfraquecem a categoria e reduzem os direitos já conquistados para a Agricultura Familiar do Estado.

Cerca de 30 dirigentes sindicais, diretores e representantes participam de diversas atividades, dinâmicas motivacionais, trabalhos em grupo e discussões sobre o futuro do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e da Agricultura Familiar de Santa Catarina.

O coordenador da Microrregião do Vale do Araranguá, Valdir Barbosa de Oliveira, avalia positivamente a iniciativa da Fetaesc de promover mais um encontro que busca alternativas para que o Movimento Sindical continue o trabalho e a luta. “Estamos aqui fazendo um trabalho de reflexão sobre o futuro para que possamos garantir uma vida melhor aos agricultores”, destaca Valdir.

Preocupada com o futuro das 164 mil famílias agricultoras de Santa Catarina, responsáveis por 70% dos alimentos que chegam à mesa da população todos os dias, a Fetaesc percorrerá as 17 microrregiões do Estado para ouvir os dirigentes sindicais e construir novas ações e estratégias que fortaleçam o Movimento Sindical. Assim que encerrar o roteiro, quatro representantes de cada Microrregião vão se reunir para criar um planejamento estratégico para o Movimento Sindical, atendendo as demandas e particularidades de cada região do Estado.

Para o presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, os encontros buscam discutir estratégias para enfrentar as dificuldades que têm preocupado a Fetaesc e demais entidades representativas do setor produtivo. “As medidas tomadas pelos governos Estadual e Federal que alteram os subsídios de impostos aos insumos agrícolas, energia elétrica rural e a reforma da Previdência são algumas das nossas preocupações por demonstrarem a falta de reconhecimento e valorização da agricultura, que contribui significativamente com o desenvolvimento da economia de Santa Catarina”, salienta Dresch.

Matéria: Viviana Ramos/Fetaesc

Publicado em: 19/03/2019 Por:
Tags:
Compartilhe
Texto