NOTÍCIAS
Geral
Fetaesc inicia Rodadas Microrregionais em Santo Amaro da Imperatriz
Os encontros discutem o futuro do Movimento Sindical e da agricultura familiar de Santa Catarina

Preocupada com o futuro das 164 mil famílias agricultoras de Santa Catarina, responsáveis por 70% dos alimentos que chegam à mesa da população todos os dias, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) retomou, nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15), as Rodadas Microrregionais para discutir estratégias e ações do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).

O novo roteiro de encontros iniciou na Microrregião Florianópolis Sul, que abrange os municípios de Águas Mornas, Anitápolis, Angelina, São Bonifácio Rancho Queimado, São Pedro de Alcântara, Paulo Lopes, São José, Garopaba, Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz, que recebeu os dirigentes sindicais e diretorias na sede do Sindicato.

Com o tema “O futuro do Movimento Sindical está em nossas mãos. Desafios e estratégias de atuação junto às bases”, as Rodadas Microrregionais têm o objetivo de avaliar e construir, junto com a base, ações que fortaleçam o Movimento Sindical, articulando as lutas contra as propostas que enfraquecem a categoria e reduzem os direitos já conquistados para a Agricultura Familiar do Estado.

O presidente do Sindicato de Santo Amaro da Imperatriz, Edson Ricardo Rachadel, avalia positivamente a iniciativa da Fetaesc de reunir as lideranças sindicais e ressalta que o Sindicato de Santo Amaro está de portas abertas para sediar encontros que contribuam com o agricultor. “O evento está sendo muito produtivo e as dinâmicas estão proporcionando um bom envolvimento entre as pessoas, mas infelizmente os sindicatos com mais dificuldades não compareceram”, lamenta Edson Ricardo Rachadel.

Durante os dois dias de atividades, as lideranças sindicais da Microrregião Florianópolis Sul estão participando de palestras e discussões sobre os desafios enfrentados pelo Movimento Sindical, dinâmicas motivacionais e trabalhos em grupo, onde os participantes expõem opiniões e trocam ideias.

O presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, salienta que os encontros buscam discutir estratégias para enfrentar as dificuldades que têm preocupado a Fetaesc e demais entidades representativas do setor produtivo. “As medidas tomadas pelos governos Estadual e Federal que alteram os subsídios de impostos aos insumos agrícolas e energia elétrica rural são algumas das nossas preocupações por demonstrarem a falta de reconhecimento e valorização da agricultura, que contribui significativamente com o desenvolvimento da economia de Santa Catarina”, explica Dresch.

Os próximos encontros das Rodadas Microrregionais ocorrerão no Sindicato de Itaiópolis, na Astramate, e no Sindicato de Massaranduba, no Litoral Norte.  


Matéria: Viviana Ramos/Fetaesc

Publicado em: 15/02/2019 Por:
Tags:
Compartilhe
Texto