Reduzir os custos de produção dos pequenos agricultores de Santa Catarina e minimizar os impactos causados no meio ambiente são os dois principais objetivos do Programa SC AgroSolar, lançado na última quinta-feira (22), na localidade Ribeirão Matilde, em Atalanta.
O projeto piloto de energia solar isolada para irrigação em gotejamento foi implantado na propriedade do produtor de tabaco Mário Jailson Alves, que cedeu o espaço e a plantação de fumo para a experiência com 45 placas fotovoltaicas, instaladas em cima da estufa. “O salitre é diluído na caixa de fertirrigação, não jogamos mais manualmente e a bomba distribui o salitre na rede e na lavoura, ficou tudo mais fácil”, contou o produtor.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Fetaesc; Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca; Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA); Souza Cruz e Weg, que buscavam soluções sustentáveis para aumentar a produção dos pequenos agricultores, reduzindo custos e danos ao meio ambiente.
O vice-presidente da Fetaesc, Adriano da Cunha, ressaltou que o projeto foi construído com várias mãos para que a experiência traga bons resultados aos agricultores de Santa Catarina. “Esse projeto piloto nos proporciona fazer uma avaliação, vivenciar o dia a dia do produtor, conhecer as necessidades, dificuldades e aprender com esse primeiro exercício para possamos aprimorar ainda mais o projeto”, explica Adriano da Cunha.
A irrigação por gotejamento tem como principais objetivos a economia de água, fazendo a solução nutritiva pela raiz da planta, independente de condições climáticas e falta de água. O produtor consegue dar a quantidade de nutrientes que a planta necessita no dia a dia.
O intuito é que o SC AgroSolar seja modelo para as milhares de propriedades rurais de Santa Catarina. Na cultura do tabaco, por exemplo, são 44 mil produtores no Estado Catarinense.
Participaram do lançamento Hilário Gottselig, representando a Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca; Harry Schemelzer Neto, da Weg; André Adriano Dick, presidente do IMA; Dilmar Frozza, diretor da Souza Cruz; Juarez Miguel Rodermel, prefeito de Atalanta; Dirceu Schmidt, presidente da Microrregião Cebola; Claudimir Rodrigues, da Souza Cruz; presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região; autoridades municipais e famílias agricultoras.