O 31º Encontro Nacional dos Produtores de Alho ocorrerá nesta sexta-feira (9), a partir das 13h, no Clube Social do Núcleo Tritícola, no município de Frei Rogério, no Meio Oeste Catarinense. O evento discutirá os desafios e as oportunidades da cultura do alho no Brasil para identificar de que forma o agricultor pode produzir mais e melhor, reduzindo os custos de produção e aumentando os lucros da produtividade.
A expectativa da organização é que mais de 300 produtores participem do encontro, inclusive com delegações dos Estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás. Promovido pela Prefeitura de Frei Rogério e Associações Nacional e Estadual dos Produtores de Alho (ANAPA/ACAPA), o evento conta com o apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Curitibanos.
O presidente da Fetaesc, Walter Dresch, ressalta a importância de discutir questões que refletem diretamente na produção e comercialização do produto. “Estamos muito felizes em apoiar essa iniciativa que chega a sua 31ª edição e que proporcionará conhecimento para os produtores de alho do Meio Oeste e desenvolvimento para a agricultura familiar de Santa Catarina”, salienta Walter Dresch.
A presidente do STR de Curitibanos, Neide Terezinha Furlan, representa a Fetaesc no Conselho Estadual dos Produtores de Alho e garante que as entidades representativas estão buscando a construção de novas políticas públicas para a comercialização do alho. “O encontro será mais um momento importante para a nossa região, estado e todo o país. Precisamos fomentar a discussão em torno da cultura do alho, que tem uma produção significativa e um número expressivo de famílias que apostam na produção do produto”, complementa.
A presidente do Sindicato lembra ainda que a Federação e o STR têm o compromisso e a responsabilidade de atuar junto em todo o processo. “Além de apoiar, estamos juntos para buscar soluções e lutar pelos direitos das famílias agricultoras que sobrevivem da produção do alho”, finaliza Neide Terezinha Furlan.
A programação conta com palestras sobre manejo de bacteriose, do solo e alho livre de vírus; mercado e perspectivas; cultura do alho em Santa Catarina e um painel sobre os desafios e oportunidades. O 31º Encontro encerra com uma Assembleia Ordinária da ANAPA e, em seguida, haverá um jantar para os participantes.
Segundo o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho, Rafael Jorge Corsino, investimentos em melhoramento genético, manejo, novas tecnologias e capacitação do produtor são alguns dos desafios que a cultura do alho exigirá do agricultor e de todos os envolvidos na cadeia nos próximos anos.
O secretário de Agricultura de Frei Rogério, Itamir Gasparini, lembra que a última safra de alho enfrentou grandes dificuldades de comercialização devido ao excesso de importação de alho. “A crise do ano passado foi gerada devido à entrada de alho argentino por meio do Mercosul, com baixa qualidade e com quantidade superior aos anos anteriores, reflexo da crise que a Argentina enfrenta com o Governo atual”, explica Itamir Gasparini.
A safra de 2017/2018 também foi alvo das condições climáticas. O frio e o excesso de chuva durante este ano, na época da diferenciação do alho, prejudicaram o desenvolvimento uniforme da lavoura.
O secretário ressalta ainda que a situação foi tão complicada, que a Prefeitura de Frei Rogério teve de decretar situação de emergência. “Mais do que nunca, é preciso discutir as perspectivas de produção e mercado para que o produtor possa continuar apostando na cultura e unir forças com os demais setores para continuarmos vivos”, complementa Itamir Gasparini.
Os interessados em participar do 31º Encontro Nacional dos Produtores de Alho devem se inscrever na Secretaria de Agricultura de Frei Rogério. Mais informações pelos telefones: (49) 3257-0000 ou (49) 98865-0130.
Capital do Alho da Agricultura Familiar
1,5 mil propriedades rurais, 89% dos agricultores familiares de Frei Rogério, produzem alho. A cultura é a principal atividade econômica, o que torna a cidade a Capital do Alho da Agricultura Familiar de Santa Catarina. A cultura do alho é seguida pelo feijão carioca e criação de bovinos de corte e leite.
Na década de 70, o cultivo do alho iniciou com o agricultor Takashi Chonan, imigrante japonês, que observou que o clima da região favorecia o desenvolvimento do alho roxo nobre. Atualmente, existem diversos clones de alho devido à dedicação e ao esforço dos agricultores de Frei Rogério.
O município se destaca pela defesa da agricultura familiar e, principalmente, em defesa da cadeia produtiva do alho, que precisa fortalecer laços e unir forças em luta e resistência para que o alho permaneça na Lista de Exceção do Mercosul (Letec) e manutenção do antidumping, contra a competitividade do alho importado.
Confira a programação completa:
13h Inscrições
13h30 Abertura
14h Palestra Manejo de bacteriose na cultura do alho
14h50 Palestra Manejo de solo e alho livre de vírus
15h40 Palestra Mercado e Perspectivas
16h20 Painel Desafios e Oportunidades
17h A Cultura do Alho em SC
17h40 Encerramento
18h Assembleia Ordinária da ANAPA
19 Jantar
Serviço
O quê: 31º Encontro Nacional dos Produtores de Alho
Quando: 9 de novembro, a partir das 13h
Onde: Clube Social do Núcleo Tritícola – Frei Rogério
Matéria: Viviana Ramos/Fetaesc