NOTÍCIAS
Geral
Frei Rogério sedia 31º Encontro Nacional dos Produtores de Alho
O evento discutirá desafios e oportunidades da cultura do alho no país

O município de Frei Rogério sediará o 31º Encontro Nacional dos Produtores de Alho no dia 9 de novembro, a partir das 13h, no Clube Social do Núcleo Tritícola. O evento discutirá os desafios e as oportunidades da cultura do alho no Brasil para identificar de que forma o agricultor pode produzir mais e melhor, reduzindo os custos de produção e aumentando os lucros da produtividade.

A expectativa da organização é que mais de 300 produtores participem do encontro, inclusive com delegações dos Estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás. Promovido pela Prefeitura de Frei Rogério e Associações Nacional e Estadual dos Produtores de Alho (ANAPA/ACAPA), o evento conta com o apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Curitibanos.

O presidente da Fetaesc, Walter Dresch, ressalta a importância de discutir questões que refletem diretamente na produção e comercialização do produto. “Estamos muito felizes em apoiar essa iniciativa que chega a sua 31ª edição e que proporcionará conhecimento para os produtores de alho do Meio Oeste e desenvolvimento para a agricultura familiar de Santa Catarina”, salienta Walter Dresch.

A presidente do STR de Curitibanos, Neide Terezinha Furlan, representa a Fetaesc no Conselho Estadual dos Produtores de Alho e garante que as entidades representativas estão buscando a construção de novas políticas públicas para a comercialização do alho. “O encontro será mais um momento importante para a nossa região, estado e todo o país. Precisamos fomentar a discussão em torno da cultura do alho, que tem uma produção significativa e um número expressivo de famílias que apostam na produção do produto”, complementa.

A presidente do Sindicato lembra ainda que a Federação e o STR têm o compromisso e a responsabilidade de atuar junto em todo o processo. “Além de apoiar, estamos juntos para buscar soluções e lutar pelos direitos das famílias agricultoras que sobrevivem da produção do alho”, finaliza Neide Terezinha Furlan.

A programação conta com palestras sobre manejo de bacteriose, do solo e alho livre de vírus; mercado e perspectivas; cultura do alho em Santa Catarina e um painel sobre os desafios e oportunidades. O 31º Encontro encerra com uma Assembleia Ordinária da ANAPA e, em seguida, haverá um jantar para os participantes.

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho, Rafael Jorge Corsino, investimentos em melhoramento genético, manejo, novas tecnologias e capacitação do produtor são alguns dos desafios que a cultura do alho exigirá do agricultor e de todos os envolvidos na cadeia nos próximos anos.

De acordo com o secretário de Agricultura de Frei Rogério, Itamir Gasparini, o encontro deste ano terá dois painéis de discussão que abordarão aspectos conjunturais da cultura do alho. O primeiro painel no âmbito nacional e, o segundo, com o enfoque na produção estadual. “A safra de alho catarinense de 2017/2018 enfrentou grandes dificuldades de comercialização devido ao excesso de importação de alho”, lembra Gasparini.

O secretário ressalta ainda que a situação foi tão complicada, que a Prefeitura de Frei Rogério teve de decretar situação de emergência. “Mais do que nunca, é preciso discutir as perspectivas de produção e mercado para que o produtor possa continuar apostando na cultura. Afinal, toda crise gera também oportunidades e esse é o desafio”, destaca Itamir Gasparini.

Os interessados em participar do 31º Encontro Nacional dos Produtores de Alho devem se inscrever, antecipadamente, na Secretaria de Agricultura de Frei Rogério. Mais informações pelos telefones: (49) 3257-0000 ou (49) 98865-0130.

 Capital do Alho da Agricultura Familiar

89% dos agricultores familiares de Frei Rogério, no Meio Oeste Catarinense, produzem alho, principal atividade econômica, tornando a cidade a Capital do Alho da Agricultura Familiar de Santa Catarina. A cultura do alho é seguida pelo feijão carioca e criação de bovinos de corte e leite.

Na década de 70, o cultivo do alho iniciou com o agricultor Takashi Chonan, imigrante japonês, que observou que o clima da região favorecia o desenvolvimento do alho roxo nobre. Atualmente, existem diversos clones de alho devido à dedicação e ao esforço dos agricultores de Frei Rogério.

O município se destaca pela defesa da agricultura familiar e, principalmente, em defesa da cadeia produtiva do alho, que precisa fortalecer laços e unir forças em luta e resistência para que o alho permaneça na Lista de Exceção do Mercosul (Letec) e manutenção do antidumping, contra a competitividade do alho importado.

Confira a programação completa:

13h Inscrições
13h30 Abertura
14h Palestra Manejo de bacteriose na cultura do alho
14h50 Palestra Manejo de solo e alho livre de vírus
15h40 Palestra Mercado e Perspectivas
16h20 Painel Desafios e Oportunidades
17h A Cultura do Alho em SC
17h40 Encerramento
18h Assembleia Ordinária da ANAPA
19 Jantar

Serviço

O quê: 31º Encontro Nacional dos Produtores de Alho
Quando:
9 de novembro, a partir das 13h
Onde:
Clube Social do Núcleo Tritícola – Frei Rogério
Inscrição: gratuita


Matéria: Viviana Ramos/Fetaesc

Publicado em: 22/10/2018 Por:
Tags:
Compartilhe
Texto