NOTÍCIAS
Geral
Sicredi promove Encontro Nacional de Jornalistas em Porto Alegre
O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito

Para marcar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito, que será celebrado na próxima quinta-feira (18), o Sicredi promoveu um Encontro Nacional de Jornalistas na última quarta-feira (10), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.  A instituição financeira reuniu profissionais de comunicação de todo o país, que puderam conhecer um pouco mais sobre a história do cooperativismo e do Sicredi, que conta com mais de 3,8 milhões de associados em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal.

O Estado de Santa Catarina foi representado por cinco jornalistas: Viviana Ramos, assessora de imprensa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc); Murici Balbinot, da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC); Emanoel Soares, do Jornal Conexão Comunidade; Gilberto Gonçalves e Laureci Santos, do Jornal Folha do Norte da Ilha.

O Dia Internacional das Cooperativas de Crédito tem o objetivo de destacar a contribuição das cooperativas de crédito em todo o mundo para tornar realidade os sonhos pessoais e profissionais dos seus associados, além de valorizar propósitos que fazem parte da essência do cooperativismo. Dentro desse contexto, o Sicredi, instituição financeira cooperativa que tem suas raízes ligadas ao surgimento do cooperativismo de crédito no Brasil, tem contribuído, há mais de 115 anos, para o crescimento sólido e sustentável do segmento.

Durante o Encontro Nacional de Jornalistas, o presidente executivo do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares, abordou a história do cooperativismo de crédito e a transformação, além de apresentar números gerais do Sicredi. Em seguida, o chefe de departamento de supervisão de cooperativas e instituições não bancárias do Banco Central, Harold Paquete Espínola Filho, apresentou um panorama do cooperativismo de crédito no Brasil com números que mostram o crescimento do cooperativismo.

De acordo com dados do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito, o cooperativismo está presente em 109 países, possui 68 mil cooperativas de crédito, 235 milhões de associados U$ 1,7 trilhão em ativos, U$ 1,4 trilhão de depósitos, U$ 1,2 trilhão em empréstimos e U$ 170 bilhões em reservas.

Na ocasião, o diretor da América Latina do Instituto Copenhagen e fundador do Future Lounge, o dinamarquês Peter Kronstrøm, ministrou uma palestra sobre as tendências da sociedade e das organizações. Depois foi aberto espaço para uma discussão com os jornalistas, mediada pelo vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port. Os comunicadores também tiveram a oportunidade de visitar a plataforma digital da Sicredi, que funciona na PUCRS.

Woop Sicredi

Lançado recentemente, o Woop Sicredi é uma conta 100% digital desenvolvida para ser uma solução complementar, voltada ao autosserviço e baseada no novo core bancário, sistemas que processam os produtos e serviços; além do alinhamento com os rumos do negócio.

Com uma linguagem simples e descomplicada, o aplicativo visa atender pessoas conectadas, jovens de espírito, por meio da oferta de serviços financeiros digitais na plataforma. Com o Woop é possível associar-se e criar uma conta digital, sem papel; ter acesso à conta corrente com pagamentos de contas de consumo e transferências; poupança; limites e créditos; cartão 100% digital; autenticação digital; programa de fidelidade e organizador financeiro.


Matéria: Viviana Ramos/Fetaesc

Publicado em: 15/10/2018 Por:
Tags:
Compartilhe
Texto