A Fetaesc e a Contag promovem o Seminário Estadual sobre modelos de produção sustentável nesta terça-feira (28), quarta-feira (29) e quinta-feira (30), na sede da Federação, em São José. O objetivo do evento é discutir as energias renováveis e os modelos de produção sustentável como forma de obter renda e reduzir custos para melhorar a qualidade de vida da agricultura familiar.
A abertura do Seminário, marcada para as 9h30 desta terça (28), será conduzida pela secretária de Meio Ambiente da Contag, Rosmari Barbosa Malheiros, e pelo presidente da Fetaesc, Walter Dresch. Ambos vão abordar a importância do evento para a agricultura familiar e para o desenvolvimento do campo.
Em seguida, serão discutidos os sistemas de produção sustentável. A Produção Integrada será apresentada pelo auditor fiscal federal do MAPA Francisco Alexandro Powell Van de Casteele, a identificação geográfica/denominação de origem pelo auditor fiscal federal do MAPA Diogo Pierangeli Carvalho e a rastreabilidade e origem pelo gestor de fiscalização de insumos agrícolas da Cidasc Matheus Mazon Fraga.
A programação conta com palestras e debates sobre combate de agrotóxicos, transgênicos, energias renováveis e questões hídricas. Na ocasião, os participantes vão conhecer experiências de produção orgânica e sustentável em Santa Catarina.
Outro assunto abordado no Seminário será o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os números do CAR e os desdobramentos futuros com a implantação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) serão apresentados pelo coordenador do Cadastro Ambiental Rural, José Emídio Trilha Ribeiro Jr. As energias renováveis, energia solar, energia eólica e energia geotérmica serão abordadas pelo representante da Quantum Engenharia Ivan Coelho.
Na quarta-feira (29), os participantes vão visitar o município de Imbuia para conhecer o projeto Célula de Consumo Responsável, da UFSC, que iniciou por meio da disciplina Vivência em Agricultura Familiar. 14 famílias agricultoras da região de Imbuia produzem cerca de 110 cestas com produtos orgânicos e entregam, semanalmente, em Florianópolis.
Pela manhã, a ecóloga Dulciani Allein Schlickmann mostrará como o projeto funciona, a organização da comunidade, produção e comercialização dos produtos e, à tarde, o presidente do Sindicato de Imbuia acompanhará as visitas em propriedades rurais onde os alimentos orgânicos são produzidos e embalados.
Na quinta-feira (30), a programação segue na Fetaesc com palestras sobre as formas de organizações e cuidados para ter sucesso na busca de um modelo organizacional com qualidade; modelos de produções sustentáveis; apresentação de um modelo de produção sustentável da agricultura familiar de Rio Antinhas, em Petrolândia; apresentação do projeto roça de toco, organização, produção, legalização, gerenciamento, comercialização da produção e potencialidades de energia fotovoltaica para a agricultura familiar.
Texto: Viviana Ramos/Fetaesc