Cerca de 80 mulheres agricultoras de Santa Catarina estão participando do II Seminário Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, promovido pela Fetaesc, nesta terça-feira (21) e quarta-feira (22), na sede da Federação, em São José.
O evento conta com representantes das microrregiões Três Fronteiras, Centro-Oeste, Baixo Vale do Rio de Peixe, Vale do Rio do Peixe, Alto Vale do Itajaí, Cebola, Baixo Vale do Itajaí, Carbonífera, Vale do Araranguá, Florianópolis Norte, Litoral Norte e Astramate.
A programação iniciou com uma mística para retratar as fases em que as famílias agricultoras do Estado passaram ao longo dos últimos anos, as mudanças e avanços tecnológicos que têm se destacado atualmente e valorizar a luta das mulheres no movimento sindical.
Durante a cerimônia de abertura, a coordenadora Estadual de Mulheres, Agnes Weiwanko, ressaltou que a grande expectativa do Seminário é a preparação para a Marcha das Margaridas em 2019. “É o momento de refletirmos as lutas e as conquistas das mulheres que fazem parte da agricultura familiar catarinense e do movimento sindical”, lembrou Agnes.
Na ocasião, o presidente da Fetaesc, Walter Dresch, parabenizou a coordenação de Mulheres da Federação pela dedicação em trazer as 80 trabalhadoras rurais ao Seminário. “Precisamos debater política, criar propostas para Santa Catarina e escolher bem quem represente vocês mulheres agricultoras no Poder”, salientou Walter Dresch.
Em seguida, as mulheres puderam assistir à palestra “As inovações que influenciam direta e indiretamente a agricultura familiar”, ministrada por Tabajara Marcondes. Após o almoço, a programação segue com a palestra de Carmem Ramos sobre Gênero, com a palestra de Célia Fernandes sobre a importância da participação da mulher em espaços de decisão e, em seguida, a feira de exposição da Agricultura Familiar.
Na quarta-feira (22), haverá mística, apresentação da Marcha das Margaridas de 2019 e trabalhos em grupo. O II Seminário Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais encerra com um almoço às 12h.
Confira a abertura do II Seminário Estadual de Mulheres:
Matéria: Viviana Ramos/Fetaesc