Fazer uma comunicação real, efetiva e afetiva para avançar na organização sindical a partir de uma comunicação mais popular e que destaque os agricultores e agricultoras familiares como os protagonistas da nossa história e da nossa ação sindical. Essas foram algumas reflexões do Encontro Regional Sul de Educação Popular e Tecnologias da Informação, que aconteceu nos dias 14 a 16 de agosto de 2018, em São José/SC, reunindo dirigentes e assessores(as) de Comunicação das três Federações da região, educadores(as) e comunicadores(as) populares dos três estados, a Coordenação e Assessoria da Regional Sul e Diretoria e Assessoria da CONTAG.
Durante três dias, os(as) participantes refletiram sobre a narrativa, ferramentas e o papel da Comunicação Sindical da Região Sul do País como mobilizadora dos trabalhadores e trabalhadoras rurais; revisitaram a Política de Comunicação da CONTAG com um olhar para as especificidades da Região Sul; debateram o tema da Comunicação Popular; e aprofundaram os próximos passos da Rede de Comunicadores e Comunicadoras Populares da CONTAG na região. Para aprofundar esses temas, o Encontro contou com a colaboração da jornalista e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Clarissa Peixoto, com larga experiência em veículos de comunicação alternativa e no jornalismo sindical; bem como da mestre em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense e doutoranda em Comunicação Social na mesma instituição, Tatiana Lima, que também é comunicadora popular, integrante da equipe do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) e professora substituta de jornalismo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
A FETAG-RS, a FETAESC e a FETAEP também apresentaram as políticas, iniciativas e funcionamento dos seus departamentos de Comunicação. Foi um momento de troca de experiências e de reafirmação de parcerias para promover a comunicação das entidades do MSTTR no Sul.
A CONTAG realizou em maio o Curso Nacional de Educação Popular e Tecnologias da Informação e Comunicação e, em junho, iniciou a rodada dos Encontros Regionais. Já foi realizado o do Nordeste, do Sudeste e agora o do Sul. O objetivo é fazer essa escuta nas cinco regiões e atualizar a Política de Comunicação do Sistema Confederativo CONTAG e criar e consolidar o trabalho da Rede de Comunicadores e Comunicadoras Populares. E essa escuta está sendo uma grande experiência para os(as) dirigentes e assessores(as) da CONTAG, podendo sentir as expectativas, as diferenças regionais, conhecer as experiências e tirar propostas para esta política.
A Região Sul apresentou importantes contribuições para esse processo, como, por exemplo, priorizar a comunicação direta com o trabalhador e a trabalhadora, ou seja, a conversa “olho no olho”; fazer uma comunicação simples e clara; trabalhar pautas positivas, objetivas e regionalizadas; realizar Encontros Estaduais de Comunicação; realizar de forma constante processos formativos em comunicação; falar com o coração; valorizar a agricultura familiar tornando os agricultores e agricultoras familiares os protagonistas da história e da ação sindical; entre outras.
A CONTAG entende que só será possível avançar se houver unidade, engajamento, mobilização, articulação, organização e a conscientização da importância da comunicação para a sustentabilidade político-financeira do movimento sindical.
Afinal, fazer comunicação sindical e popular é um ato político e revolucionário!