NOTÍCIAS
Geral
Fetaesc e Unitagri formam consultores e inspetores em Agricultura Orgânica
O curso foi ministrado de segunda (9) a sexta-feira (13) na sede da Federação

A Fetaesc e a Unitagri (Cooperativa de Trabalho na Prestação de Serviços Agropecuários e Ambientais) formaram dirigentes sindicais e técnicos em consultores e inspetores em Agricultura Orgânica para avaliar o sistema de produção orgânica de acordo com a legislação e auxiliar o agricultor na certificação dos produtos orgânicos.

Com carga horária de 32 horas, o curso foi ministrado pela Kiwa BCS Brasil com o objetivo de deixá-los aptos para implementar e inspecionar projetos de agricultura orgânica. Entre os assuntos abordados estão a importância mundial da Agricultura Orgânica; regulamentos; processamento de produtos orgânicos; segurança dos alimentos; legislação vigente; produção primária vegetal e animal; extrativismo; sistema de controle interno; certificação; inspeção e documentação.

Na última quinta-feira (12), os participantes visitaram o Sítio Aldane do agricultor Pedro Henrique Eger, que cultiva 5 mil plantas de morango orgânico por ano. “O mercado da produção orgânica está em franca expansão e o custo de produção do morango, por exemplo, é semelhante à produção convencional. O que diferencia na comercialização é a qualidade do produto e o valor de mercado”, explicou o produtor.


Na ocasião, os novos consultores e inspetores realizaram uma simulação de uma inspeção na propriedade orgânica para aprenderem na prática sobre as definições de não conformidade, correções, evidências e ações corretivas.

O vice-presidente da Unitagri, Rogério Rech, avaliou a iniciativa positivamente e ressaltou que foi uma grande oportunidade para os profissionais, técnicos, agrônomos e veterinários que participaram do curso. “A Legislação é ampla e complexa, faltam pessoas que se dediquem a estudá-la para levar as informações ao campo e ao agricultor”, salientou Rogério Rech.
 
Todos os inscritos que atingiram a nota mínima e cumpriram com a carga horária do curso receberam o Certificado de Formação nesta sexta-feira (13), na sede da Federação, em São José, durante o encerramento do curso, que foi promovido pela Fetaesc e Unitagri, em parceria com o Senar, Sescoop/SC e Kiwa.



Para o presidente da Fetaesc, Walter Dresch, é gratificante para a Federação promover cursos e capacitações que incentivem o desenvolvimento da agricultura catarinense. “Esse é um dos nossos papéis como entidade representativa: apoiar e incentivar ações que garantam os direitos dos trabalhadores rurais e proporcionem mais qualidade de vida às famílias agricultoras. Que os novos profissionais possam auxiliar os agricultores para que a produção orgânica seja feita dentro da legislação, aumentando a produtividade e desenvolvendo a economia de Santa Catarina”, ressaltou Walter Dresch.  
Publicado em: 13/07/2018 Por:
Tags:
Compartilhe
Texto