A Oficina Regional Sul de Cooperação Internacional em Agroecologia e Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) ocorre, nesta segunda-feira (14) e terça-feira (15), na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), em São José.
O encontro da Regional Sul marca o encerramento de uma série de oficinas que ocorreram em diversos estados brasileiros para debater a política internacional da Contag; a organização da produção; os desafios para o acesso a mercados; compreender melhor como estão as negociações comerciais internacionais, especialmente referente à Organização Mundial do Comércio (OMC), ao Acordo Mercosul e União Europeia; e os impactos na agricultura familiar.
As oficinas regionais estão sendo coordenadas pela vice-presidência e secretaria de Relações Internacionais e pela secretaria de Política Agrícola da Contag.
O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Contag, Alberto Broch, ressaltou que das últimas oficinas saíram diversos encaminhamentos importantes. “Estamos vivendo um momento complicado no movimento sindical e esses encaminhamentos e reflexões são de extrema importância para a Contag, para as Federações e, principalmente, para os sindicatos”, salientou o vice-presidente da Contag.
Para o presidente da Fetaesc, Walter Dresch, a oficina contribuirá com informações que podem se tornar argumentos para os trabalhadores e trabalhadoras rurais sobre a importância do movimento sindical. “Precisamos compreender que o Movimento Sindical não se resume à contribuição sindical. Temos que discutir outra direção, caso contrário teremos que recomeçar de uma forma muito mais drástica”, finaliza Walter Dresch.
Texto: Viviana Ramos/Fetaesc