NOTÍCIAS
Geral
VÍDEO: Família agricultora inaugura primeira agroindústria de aipim de Ituporanga
A ideia surgiu por meio do curso Mulheres Empreendedoras, promovido pela Fetaesc

 
A agricultora Cilene Staloch, de 45 anos, criou a primeira agroindústria de aipim de agricultura familiar de Ituporanga, em novembro do ano passado, após concluir o curso Mulheres Empreendedoras: a arte da inovação, que é promovido pela Fetaesc para incentivar as trabalhadoras a investirem em produções e propriedades rurais de Santa Catarina.

Assim que a agricultora concluiu o curso e demonstrou interesse em investir no negócio, a presidente do Sindicato de Petrolândia, Rosana Starosky, fez uma ponte entre a família agricultora e a Epagri de Ituporanga, que auxiliou em todo o processo burocrático para a formalização da agroindústria.

O presidente da Fetaesc, Walter Dresch, parabeniza a agricultora e os filhos pela iniciativa e ressalta a importância do trabalho realizado em conjunto com todos dos membros da família. “A Fetaesc está de portas abertas para auxiliar os trabalhadores rurais que têm a intenção de investir na agricultura familiar, assim como a Cilene fez em Ituporanga. Santa Catarina precisa e merece que novas agroindústrias de agricultura familiar sejam criadas”, salienta Walter Dresch.

Para a coordenadora Estadual de Mulheres, Agnes Weiwanko, é uma honra ver a conquista de uma trabalhadora rural depois de tanto esforço e trabalho. “O objetivo do curso Mulheres Empreendedoras é despertar o interesse e motivá-las a investirem em suas propriedades rurais. Estou muito feliz e orgulhosa. Parabéns, Cilene”, parabeniza Agnes Weiwanko.

Agroindústria de aipim

São seis hectares de plantação da hortaliça, que é plantada, cuidada e colhida pela agricultora e pelos dois filhos jovens, de 20 e 17 anos. Depois de colher, a família agricultora lava, descasca, lava novamente antes de passar pela centrífuga, depois congela e, em seguida, o aipim é embalado, proporcionando um produto de qualidade aos consumidores.

Nos primeiros três meses de produção, Cilene vendeu 2,4 mil quilos de aipim, por R$ 4 o quilo sem fiapo, em mercados de Ituporanga e Petrolândia, município vizinho. A agricultora também foi inserida no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o alimento será comercializado em outros dois municípios catarinenses.

Cilene também contou com o apoio da engenheira agrônoma da Epagri de Ituporanga Katiucia Visentainer, que ajudou no processo de produção, construção do espaço físico, alvará, selo, etiqueta com tabela nutricional, rótulo e mercado.

Para a trabalhadora rural Cilene Staloch, foi um sonho que se tornou realidade. “Temos que batalhar, correr atrás e, com a ajuda da Fetaesc, o meu sonho saiu do papel e hoje é realidade. Foi muito difícil, mas é muito gratificante. Estou muito feliz e quero aumentar a produção em breve”, conta Cilene.

Texto, fotos e vídeo: Viviana Ramos/Fetaesc

Assista à entrevista da agricultora Cilene Staloch
Publicado em: 04/04/2018 Por:
Tags:
Compartilhe
Texto