NOTÍCIAS
Geral
Mulheres lutam por democracia e garantia de direito no Dia Internacional da Mulher
A 1ª chamada da Marcha das Margaridas ocorrerá nesta quinta-feira (8) por nenhum direito a menos
O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira (8), será marcado por diversas ações e atividades para chamar atenção da sociedade e lutar por democracia e garantia de direito das mulheres em todo o país.
As ações nos estados e municípios brasileiros buscam unificar as mulheres do campo, das florestas, das águas e da cidade. Durante o dia haverá caminhadas, audiências públicas e debates sobre os temas que unem as mulheres no dia 8 de Março, místicas sobre a importância da Marcha das Margaridas, oficinas, rodas de conversa, manifestações, plenárias e outras formas de expressão para marcar a agenda política do Dia Internacional de Luta das Mulheres e da Marcha das Margaridas, que terá a 6ª edição em 2019.
Para a coordenadora Estadual de Mulheres, Agnes Weiwanko, esses encontros que antecedem a Marcha das Margaridas são importantíssimos para integrar ainda mais as mulheres neste momento delicado. “Embora tenhamos conseguido ocupar espaços e avançado bastante em políticas públicas, o movimento de mulheres precisa estar cada vez mais organizado porque os nossos direitos conquistados estão ameaçados”, lamenta Agnes Weiwanko.
A coordenadora de Mulheres da Fetaesc ressalta ainda a importância de pautar a violência contra as mulheres. “As mulheres continuam sofrendo agressões físicas todos os dias, conforme é divulgado nos noticiários, por isso é preciso prevenir e denunciar antes que ocorra a violência doméstica”, salienta.
Com o tema “Margaridas na Luta por Democracia e Garantia de Direitos”, as atividades do Dia Internacional da Mulher serão pautadas por ações de denúncia dos retrocessos vividos na conjuntura, destacando seus impactos sobre a vida das mulheres.
O movimentos de mulheres parceiras da Marcha das Margaridas (MMarg.) trabalha três importantes eixos políticos para avançar nas mobilizações do 8 de março: defesa da previdência social, pública, universal e solidária; democracia e protagonismo das mulheres na política; e vida das mulheres e contra todas as formas de violência.
Texto: Viviana Ramos/Fetaesc
Texto: Viviana Ramos/Fetaesc
Colaboração: Contag
Publicado em: 07/03/2018 Por:
Últimas Notícias