Lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar em Rio do Sul
Na manhã desta quinta-feira (1º), a Fetaesc marcou presença no lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 24/25. O evento ocorreu em Rio do Sul, na microrregião do Alto Vale do Itajaí.
O encontro contou com a presença do 1º Secretário-Geral da Fetaesc, Adriano Gelsleuchter; do Secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Vanderley Ziger; da Secretária de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar, Ana Terra Reis; do Superintendente Federal do MDA/SC, José Fritsch, além de diversas lideranças do setor produtivo catarinense.
A Fetaesc participou comentando sobre os resultados do Plano Safra da Agricultura Familiar e também explanando experiências do Crédito Fundiário em Santa Catarina. Com relação ao Plano Safra, os resultados foram satisfatórios, contudo, alguns pontos precisam melhorar, como, por exemplo:
-
O teto de limite de renda para os agricultores familiares terem acesso ao financiamento do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que ficou abaixo do limite esperado.
-
Em relação ao ProAgro, que ficou mais caro para os produtores por conta dos desastres climáticos e quebras de safra.
-
Além disso, foi comentado sobre o “Desenrola Rural”, uma forma de negociar as dívidas dos agricultores familiares, para que possam ter acesso a créditos novamente.
-
Política AgrícolaPrimeira rodada de negociação fecha sem acordo para preço do tabaco
-
Política AgrícolaNota Fiscal Eletrônica: Produtores ganham mais tempo para se adaptar; obrigatoriedade só em 2025
-
Política AgrícolaFetaesc participa de rodada de Assembleias
-
Política AgrícolaConheça as vantagens e benefícios dos Convênios Fetaesc Mais